domingo, 5 de fevereiro de 2012

Toda manhã...


Toda manhã, após mal dormidas horas de sono/insone, cambaleante procuro o fazedor de milagres um comprimido de Levodopa!
Toda manhã, após  mal dormidas horas de sono/insone após tomar com um gole d'água um comprimido de Levodopa eu aguardo, ansioso, incrédulo por quinze minutos, preenchidos por flexões, alongamentos, execícios de respiração orações a Jesus, aos meus santos protetores, começo a andar, a andar, a andar gente!! 
Um simples ato a qualquer ser, mas que para mim e milhões de parkinsonianos é um milagre é algo divino maravilhoso, estou andando, posso ir vir e não dependo de ninguém ou dependo?
Toda manhã, após mal dormidas horas de sono/insone, após tomar comprimido de Levodopa, após os primeiros passos,após minhas orações eu rezo e agradeço aos descobridores e estudiosos do Levodopa.
Em 1817, o Dr James Parkinson descreve uma doença que " causa tremores, andar vacilante e movimentos lentos".
Em 1913, o italiano Torquatto Torquatti, descobre nas favas de uma planta  (Vicia fava) uma nova substância, a Levodopa.
Em 1950, Arwild  Carlson demonstra que existe uma regressão dos sintomas da Doença descrita por Parkinson com administração da Levodopa, por seus trabalhos a respeito da nova droga, recebe o Premio Nobel de Medicina em 2000.

Em 1968, William Knowless, 
trabalha na produção de levodopa em laboratório, 
e por seus estudos recebe em 2001 Premio Nobel em Química.

9 comentários:

OutrosEncantos disse...

eu
TU
ele
NOS
vós
eles
.
.
.
.
... TODOS dependemos de quem gosta de nós [carinho, amizade, amor, de tudo quanto de bom nos rodeia]

cada um de nós depende, seja do que for, para caminhar. caminhar..., seja de que maneira for. quem dera que todos tivessem à mão um milagre, para fazer a sua caminhada pelas ruas da vida.

você tem! tem tudo isso que cada um precisa: o milagre da fava. o milagre dos amigos, da amizade, do amor. tem o milagre da FÉ, da esperança, da boa vontade e de uma IMENSA energia interior, porque é uma pessoa orgulhosa de si mas humilde.

bom dia, moço!
gosto de você.

apareça sempre para deixar seus amigos tranquilos. :))

Vivian disse...

...bendita natureza,
bendita ciência,
benditos cientistas
buscando lenitivos
e até a cura para
nossos males físicos.

agora,
sabe por quê você apesar
do Parkinson não se intimida,
e anda...anda, exercita-se,
e enfrenta a vida de frente?

é porque tens a alma saudável,
o espírito livre, porque assim
somos nós quando queremos
ser.

parabéns, alma linda!

boa semana!

bj

giu bergamo disse...

Amor Fé e Esperança, forças que direcionam e entusiasmam o amor que tem pela vida, e exemplo de fazer tudo por si mesmo. O amor te impulsiona, e a vida te retribui sugerindo a fé que faz com que tudo seja possivel e esperança pra que tudo funcione pra ti querido Daddy! Te amo. Acordar e ler seu email foi um presente. Escreva mais! Ah! use a farmácia e bioquimica pra ensinar a nós o poder das plantas que curam.
bjos e boa praia!
Giu

Michael. J. Fox disse...

Pretty much it my fellow Parkinsonian. Thank you for this wonderful space. My feeling is the same as yours, but go ahead.

:.tossan® disse...

Meu querido AMIGO Bergamo, tu sabes que fico muito contente com este blog que resolveste fazer e não meço palavras para dizer que estou a teu lado porque sou carta marcada neste jogo. Tu pensas que estou fazendo bem a ti e na verdade és tu que me fases melhor. Rapidamente me ensinastes a ver minha mãe que também é parkinsoniana de uma forma diferente
Obrigado mesmo! Abraço

PS: Vejo que um sujeito muito importante nessa luta te visitou, nada mais do que o astro do cinema, hoje PARKINSONIANO Michael.J.Fox e tão importante nessa luta quanto tu amigo Bérgamo

jose jaime disse...

Obrigado por sua amável visita e comentário, cheguei ao seu blog por indicação do nosso amigo em comum Tossan, poeta e fotografo estraordinário que nos brinda com suas obras maravilhosas e agora vejo que reparte também ótimas amizades.
Abraços
José Jaime

Ronsales disse...

Companheiro, você conhece um passáro do serrado brasileiro chamado Urutal?
Nome cientifico Nyctibius griseus,. Veja e compare com um parkinsoniano em estado freezing.
Eu postei anteriormente, onde faço uma analogia.

mfc disse...

Um grande abraço com muita amizade!
Força e um sorriso imenso.

Maria Luisa Adães disse...

Venha sempre visitar-me e eu o visito com muito amor.

Um abraço

Mª. Luísa