sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

MOTIVO DO BLOGGER "Parkinson & SuperAções"

Nos parkinsonianos, nossos parentes, nossos cuidadores, nossos amigos questionam: por que?  Será castigo?  Será um carma? Será uma culpa?  Será uma expiação?  Que fazer? Entrar em depressão, desespero! Sabemos que a Doença de Parkinson é crônica, é degenerativa, e´evolutiva piorando cada vez mais, temos, que alem de tomar os remédios regularmente, adotar de forma crônica, construtivas, atitudes evolutivas, algumas conservadoras e outras inovadoras, desafiadoras, porque não dizer radicais, abraçando com coragem o amor que temos pela vida. O que representa eu treinar,"praticar" stand up com 69 anos e 15 anos de Parkinson? Estou com momentos constantes de "freezing", congelamento que interfere na habilidade de andar comprometendo consideravelmente  a minha qualidade de vida; foi uma conversa íntima com minha doença que "diagnosticou" e "receitou": músculos fortes nas pernas e ajustes no equilíbrio com amplitudes de movimentos e encontrei um companheiro:" stand up" que me proporciona exigir mais de meus músculos de pernas, braços, tórax e me obriga a ter um ajuste incondicional de equilíbrio postural, equilíbrio mental e equilíbrio na auto estima que está em constante evoluçao, pois a cada queda de frente, de lado, de costas, eu assumo que nada sou e nada sei! Com minhas outras atitudes de não permitir passividade e da superação constante, assumi um compromisso maior : Escrever um diário contando minhas peripécias e aventuras, alem de aceitar participações construtivas, teremos notas, notícias, informações, fotos, artigos desde que tenham relação com o tema primordial de ajuda ao parkinsoniano.

14 comentários:

Vivian disse...

...uma vez eu lí estas palavras:

"Deus não escolhe os capacitados,
e sim capacita os escolhidos",

e elas me vieram à mente neste
momento em que me deparo com
alguém que realmente sabe
usar a força que tem.

sabemos que para esta 'escola',
nascemos e morreremos sós,
embora tenhamos durante
o caminho irmãos nos
ensinando a seguir.

cheguei aqui por um convite
do Tossan,
e fico muito feliz em
encontrar lições de
vida!

parabéns, alma linda!

Baraçal-press ® disse...

Parabéns Bergamo, pois você é um dos grandes exemplos de vida, que tive o prazer de te conhecer pessoalmente por meio do Tossan, que nossa mãe Maria seu filho Jesus e Deus, sempre iluminem o teu caminhar, bye, bye...

:.tossan® disse...

Rapaz, você é bom na escrita! Gosto muito da tua perspectiva perseverante seguindo do teu jeito. Parabéns pelo blog Amigo Bergamo. Abraço

giu bergam disse...

Wahe Guru Dad! Possa seu exemplo ensinar muitos! Obrigada por mais uma de suas lições. Te amo!
Giu "goiaba"

in natura disse...

Você amigo Bergamo chegou em nossas vidas na hora em que estavamos quase perdidos. Agora não mais. Beijus da Silvania

OutrosEncantos disse...

Adorei te conhecer Bergamo!
a-d-o-r-e-i!!!!!
nosso muito grande amigo TOSSAN me "mandou" e eu, obediente, sabendo que de certeza seria um bom caminho, vim, me passeei um pouco por aqui, e em cinco minutos enriqueci.
enriqueci muito!
você tem amiga nova, Bergamo.
mas olha, quando sou amiga sou assim um tanto maluca, por isso, não leva muito a sério as minhas estroinices, é amizade-alegre, daquela que também me faz falta :))
beijos.
espero tua visita :)

maria.

myra disse...

obrigada por ter vindo, porque agora posso te conhecer e sabe, te admiro,sim, tua coragem, e teu geito de escrever e alem do mais, eu nem qdo era jovem e estava bem poderia fazer o que faz, agora!!!!
o meu atelier , era so a mesa, o resto era tbem uma bagunça!!!:))
um enorme abraço!

Maria Rodrigues disse...

Meu amigo vim através do convite da amiga Maria do Blog "OutrosEncantos" e fico com imenso prazer aqui no seu cantinho. A vida nem sempre é fácil e por vezes o nosso caminho é bem tortuoso, mas vale a pena viver, vale a pena lutar. Admiro quem tem garra, quem não desiste, quem vai em frente. Fiquei sua fã, até porque sei como não é fácil ir superando as limitações de certas doenças, pois o meu paizinho faleceu a semana passada e sofreu durantes vários anos de alzheimer, uma doença também muito dificil para quem a tem e para quem acompanha.
Um grande beijinho deste lado do Atlântico.
Maria

Sandra disse...

Obrigada pelo seu carinho e visita. Vim deixar minha solidariedade para vc e dizer que superação é tudo.. Nunca se pode deixar dominar.
As coisas existem para o nosso amadurecimento. Nada acontece por acaso, amigo.
Um grande abraço
Sandra

Já estou lhe seguindo...

Anônimo disse...

Bergamooooooooooooo, que lindo seu blog, amei. As fotos ficaram D++, o texto maravilhoso.Gosto muito de estar com vc. na ´praia junto da a Marilda , o Souza ,Tossan e a Sil onde curtumos o sol, mar, música e altos papos...rs. Beijo amigo querido, até breve. Parabéns pelo Bog, vou te seguindo.
Eta.

OutrosEncantos disse...

:))))

bom dia Bergamooo!!!!
então, cadé você, moço?!!!!!

toma beijo e abraço.
feliz fim de semana :))

Everson Russo disse...

Bom dia meu amigo, acredito eu que a vida é um desafio diário as nossas forças, portanto, cada passo, cada sonho, jamais poderá deixar de ser dado ou vivido por algum motivo ou outro, muitas respostas ficarão pelo caminho, mas o mais importante é continuar sempre lutando, e vencendo,,,abraços fraternos de bom final de semana pra ti...

www.olivrodosdiasdois.blogspot.com

Ronaldo Sales disse...

Companheiro bergamo,
O seu pensamento é o mesmo do Meu.
já que temos limäo na mäo vamos fazer uma limonada.
O Meu blog é um diario onde procuro repassar o dia - dia de um parkinsoniano.
Materias tecnicas sobre a doença a Internet está replete.
Meu foco está centrado em contribuir de alguma maneira demonstrando que atitudes,, diciplina, determinacao tudo é possiivel, até controlar o Parkinson.

Parabéns

Dalva disse...

hei voce ai...
dá uma prolopa ai, dá uma prolopa ai
não vai dar, não vai dar não...
voce vai ver a grande confusão
eu vou tremer ..tremer até cair
me dá, me dá.. dá uma prolopa aí!

Bergamo, aproveitando o carnaval vai aí uma pequena paródia.. pra tentar dar um ar comico...
a todo este balanço
obrigada pela visita ao BLOG.
meu email:
dalvamolnar@gmail.com
Dalva 65.15
Campinas